Protesto contra “falta de respeito com a vontade popular” deve marcar próxima sessão da Câmara

Está sendo organizado na internet mais um protesto que terá como foco o cenário político local. Desta vez, os manifestantes se mobilizam para lotar a Câmara de Cascavel, durante a sessão da próxima terça-feira (27). O motivo da manifestação é o fato da emenda de iniciativa popular proposta pelo Observatório Social, que pedia a manutenção do número de vereadores atual - 15 -, não ter sido votada pela Casa.  

O projeto não entrou em votação após levantamento realizado pelo Fórum Eleitoral apontar que das 13 mil assinaturas contidas no abaixo-assinado, apenas cerca de quatro mil seriam válidas. Para que fosse possível votar a emenda era preciso o apoio formal de 5% dos eleitores da cidade (cerca de 10 mil pessoas), de acordo com a Lei Orgânica do Município.

O grupo liderado pelo designer Thiago Branco (recém filiado ao DEM) defende que os vereadores não respeitaram a opinião dos eleitores que assinaram o abaixo-assinado.  “O que vem ao caso não é a polêmica, mas a falta de respeito de alguns vereadores com a vontade popular”, diz um trecho do texto postado em uma página do Facebook

Observação

Não há e nunca houve soberania popular, no sentido completo da expressão. O povo não escolhe diretamente qual rumo será tomado, não tem poder completo de interferir nas decisões daqueles que comandam as estruturas do Estado. Temos pessoas ocupando cargos representativos, que na verdade, atendem apenas aos seus interesses ou de grupos econômicos. Nossa democracia não é tão democrática.

Para exemplificar, usarei uma entrevista concedida pelo jurista Fábio Konder Comparato à Revista Fórum. Na ocasião, Comparato dizia que “democracia é, sobretudo, soberania popular. Soberania significa controle. Poder de controle significa tomar grandes decisões e fiscalizar, responsabilizar e destituir os representantes. O empresário que controla uma empresa não tem um poder meramente retórico ou simbólico. É ele que decide se vai continuar ou não com a empresa, os programas para o futuro. O povo brasileiro tem um poder semelhante?". Que cada internauta responda essa pergunta!

Por fim

Antes de finalizar o texto, uma última observação. Outra vez, Thiago Branco está por trás de uma manifestação, só que agora ele carrega nas costas a recente filiação ao DEM e o interesse em ser candidato a vereador no ano que vem.

Algumas perguntas: Será que estes protestos serão utilizados na eleição (se Thiago for mesmo candidato)? Será que num futuro próximo, Thiago não mudará de ideia e concordará com tudo aquilo contra o qual protestou? É esperar para ver.

Maycon Corazza

DISCUSSION 1 Comment

One Response to : Protesto contra “falta de respeito com a vontade popular” deve marcar próxima sessão da Câmara

  1. TSH says:

    Bom, Maycon, como você mesmo falou é pagar pra ver! Não adianta eu falar que não vou usar isso ao meu favor ou que vou mudar de opnião no futuro por que poucos iriam acreditar em mim, então só digo uma coisa: meu trabalho irá falar por mim!
    Não sou bom com palavras, mas sim com atitudes!

Leave a Reply

Seguidores

Ponto de Observação - Maycon Corazza e Pedro Sarolli. Tecnologia do Blogger.