Mesmo após ter sido demitida, enfermeira aparece lotada na Secretaria de Saúde de Cascavel


Uma enfermeira que trabalhava na Secretaria de Saúde de Cascavel, mas que pediu demissão para assumir um concurso público em São José dos Pinhais aparece lotada nas duas cidades no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), um dos bancos de dados do Ministério da Saúde. A mulher afirma não ter conhecimento da duplicidade de emprego e a Secretaria de Saúde de Cascavel diz que é um problema de atualização do sistema.

Atualmente, Cláudia Gobbi é enfermeira de estratégia de saúde da família na Unidade de Saúde Cristal, no Município da Região Metropolitana de Curitiba. O afastamento da Unidade de Saúde de São Salvador, em Cascavel, ocorreu em 1º de agosto deste ano, quase dois meses atrás. No entanto, em uma consulta realizada pelo Ponto de Observação ao CNES constatamos que a enfermeira aparece com vínculo empregatício nas duas cidades.

Na pesquisa consta que os dados foram atualizados em 19/09/2011, ou seja, oito dias atrás. Nas informações profissionais da enfermeira aparecem as duas unidades de saúde com carga horária de 40 horas cada e sem solicitação de desligamento de nenhuma delas (Veja a foto abaixo). 

Sistema apresenta enfermeira trabalhando em Cascavel e S. José dos Pinhais
  
Procuramos pelo nome da atual enfermeira responsável pelo PACS (Programa dos Agentes Comunitários da Saúde) da unidade de São Salvador, Márcia Aparecida Bazanella, e constatamos que ela está lotada corretamente naquele posto. Com a manutenção de Cláudia Gobbi como enfermeira de Cascavel, um mesmo cargo estaria sendo ocupado por duas pessoas.

Consulta utilizando o nome da atual enfermeira responsável pelo PACS da unidade de São Salvador

 O Ponto de Observação entrou em contato com Cláudia Gobbi ontem (26) pela manhã. Ela afirmou por telefone que não tinha conhecimento de que aparecia no CNES como funcionária das unidades de Cascavel e São José dos Pinhais. “Eu pedi demissão da Secretaria de Saúde de Cascavel no início de agosto e fui exonerada, agora se a Prefeitura não realizou meu desligamento perante o Ministério da Saúde eu não sei”, disse Cláudia.

Secretaria

Segundo a Divisão de Controle e Avaliação, setor responsável por encaminhar as informações para o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), o processo de desligamento de Cláudia foi encaminhado na última atualização. “Deve ter acontecido algum erro na hora de fazer o encaminhamento. Nós enviamos esse processo antes do prazo legal, inclusive, já que a Prefeitura tem até 90 dias para realizar essas alterações no CNES”, explica a responsável pela divisão, Márcia Lemes. Ainda segundo a Secretaria, internamente a enfermeira não faz mais parte do quadro de funcionários.

Questionamos o departamento de Gestão Pessoal sobre o fato. Nossa principal dúvida era se, como para o Ministério da Saúde constavam duas coordenadoras do programa PACs (Programa dos Agentes Comunitários de Saúde) no posto de São Salvador, o Município estaria, então, recebendo por duas equipes sem efetivamente tê-las. Segundo o que foi repassado pela Secretaria de Saúde, para receber pelo programa PACs é preciso ter a equipe completa e comprovar que esse grupo está trabalhando. O fato de ter no sistema duas coordenadoras não significaria que a Prefeitura estaria recebendo duas vezes.

Segundo a responsável pela Divisão de Controle e Avaliação, Márcia Lemes, uma nova atualização deve ser feita em breve para corrigir o suposto erro. O Ponto de Observação acompanhará nos próximos dias se foi realizado o desligamento  de Cláudia Gobbi perante o Ministério da Saúde através do CNES.

Maycon Corazza  

DISCUSSION 0 Comments

Leave a Reply

Seguidores

Ponto de Observação - Maycon Corazza e Pedro Sarolli. Tecnologia do Blogger.