Jovens “indignados” protestam por democracia real em Cascavel


Um grupo de jovens  "indignados" escolheu o calçadão da Avenida Brasil, no coração da cidade, para protestar, durante a tarde de ontem (15). A manifestação fez parte do movimento "Democracia Real", também conhecido como "15-O", que tomou as ruas de vários países, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de uma democracia real e também para os problemas que acompanham o sistema capitalista. 


O movimento teve como inspiração as ondas de indignações que recentemente começaram a balançar o mundo, como a Primavera Árabe, as revoltas na zona do Euro e a ocupação de Wall Street, o coração financeiro do mundo em Nova Iorque.

Na "Capital do Oeste" um grupo de jovens ergueu faixas e fez muito barulho durante a tarde. "As manifestações são uma tendência e muito boa. O povo está insatisfeito e está indo para a rua. Isso deve crescer ainda mais", afirmou o organizador do protesto local, Derek Willian Stavis. 

O protesto de Cascavel, assim como o de outras cidades, foi organizado através das redes sociais. Na página do facebook criada para divulgar o movimento, 68 pessoas haviam confirmado presença, no entanto, grande parte não compareceu. "Esperava que mais pessoas participassem, mas não me sinto decepcionado. O que importa é a ideia que estamos passando, o que está sendo feito", diz Derek.

Anonymous

Derek e outros manifestantes de Cascavel – a exemplo de milhares espalhados pelo mundo – fazem parte do movimento Anonymous. De acordo com o jovem, a ideia que move os “anonymous” é a de que é preciso se despir das individualidades para pensar e fazer pelo coletivo. “Nós estamos aqui como anônimos, no sentido de que perdemos nossa identidade pessoal para ter uma identidade de grupo”, explica.

Contradição

Foi no mínimo estranha a participação do jovem Thiago Branco no movimento "Democracia Real". O designer é filiado ao DEM (Democratas), partido conservador e contrário a movimentos sociais no Brasil, e pré-candidato a vereador. Além disso, a sigla a qual Thiago faz parte defende e constrói aquilo que o manifesto criticava e pedia pelo fim.

Thiago sabe da contradição de sua participação e nega que esteja sendo oportunista. “Não defendo sigla, defendo meu idealismo. Eu estou aqui como apartidário. Além do mais não é oportunismo porque estou desde os meus 14 anos, envolvido em manifestações e lutas como esta”, diz o jovem.

Na página do “Democracia Real” na internet, a chamada para as manifestações diz que “há 500 anos, o Brasil é um país saqueado por políticos corruptos, ruralistas e empreiteiros gananciosos. O governo brasileiro segue dominado pela mesma elite que levou nosso país a um dos primeiros lugares em desigualdade social.”

Ora, será que o “Democratas”, ex-PFL, ex-Arena, é favorável as bandeiras do 15-0? O partido, celeiro de ruralistas, oligárquicos, conservadores, concorda que se tenha democracia real, através do modelo participativo? Será que esta sigla abriria mão do processo eleitoral atual para deixar que o povo, e não mais a elite, comande o curso do país? Com a palavra, a História, afinal, ela tem todas as respostas e é inquestionável. 


Pela manhã


Na manhã de ontem (15), um grupo liderado por pessoas ligadas a partidos de esquerda também realizou um protesto no Calçadão da Avenida Brasil, no Centro de Cascavel. O manifesto tinha bandeiras locais (criação do Conselho Municipal de Cultura, defesa da nascente do Rio Cascavel, construção de um hospital na região Norte) e nacionais (10% do PIB para educação e Contra Corrupção).

Maycon Corazza

DISCUSSION 1 Comment

One Response to : Jovens “indignados” protestam por democracia real em Cascavel

  1. TSH says:

    sim Maycon mas o que conta é que hoje esta nascendo uma nova geração inconformada com esses atos e eu sou dessa geração e acredito que precisamos lutar dentro das varias esferas,instituições e siglas para mudar essa realidade com coragem e sem nuca desanimar.

    Thiago Branco.

Leave a Reply

Seguidores

Ponto de Observação - Maycon Corazza e Pedro Sarolli. Tecnologia do Blogger.