Lei da "ficha limpa" de Cascavel foi aprovada e segue para sanção do prefeito

Crédito: Edson Mazzetto

O projeto de lei que obriga que apenas pessoas que tenham ficha limpa possam ocupar cargos de confiança da Prefeitura, autarquias e Legislativo de Cascavel, foi aprovado na sessão da Câmara de hoje (04). Agora, cabe ao prefeito Edgar Bueno (PDT) sancionar ou vetar o projeto.

A proposta de autoria do vereador Júlio Cesar Leme da Silva (PMDB) estabelece critérios para o preenchimento de cargos de comissões e funções gratificadas com o objetivo de proteger a moralidade administrativa e evitar o abuso de poder econômico e político. 

O projeto recebeu uma emenda do vereador Júkio Cesar, assinada também pelo presidente da Câmara, Marcos Damaceno (PDT), que  prevê a necessidade de novos ou futuros nomeados e contratados protocolarem no ato de sua posse uma certidão negativa (que comprove que não houve condenação judicial em decisão colegiada).
Queremos que os cargos políticos [comissionados] ocupados, seja na Câmara ou na Prefeitura, sejam ocupados por pessoas que tenham ficha limpa. O Poder Público é exemplo, deve ser exemplo de moralidade”, defendeu o vereador Júlio Cesar.

Outros projetos

Em segunda discussão foi aprovado também o Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da permanência de profissionais da guarda municipal ou patrimonial, nas escolas municipais de Cascavel. Já o Projeto de Lei que proíbe o tratamento discriminatório as gestantes participantes de concursos públicos no Município, foi retirado da pauta a pedido do próprio autor, vereador Otto dos Reis Filho.

Os vereadores ainda aprovaram um anteprojeto de lei de autoria do Executivo que dispõe sobre a municipalização dos serviços de destinação final, beneficiamento e reciclagem dos resíduos sólidos. A proposta recebeu uma emenda da maioria dos vereadores que determina que em caso de concorrência pública, a empresa vencedora da licitação somente poderá assumir os serviços de destinação final de resíduos da construção civil, se estiver de posse da licença do empreendimento fornecida pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

Maycon Corazza

DISCUSSION 0 Comments

Leave a Reply

Seguidores

Ponto de Observação - Maycon Corazza e Pedro Sarolli. Tecnologia do Blogger.