A Saga de Brian Clough


Esta semana estava trocando de canal de maneira despretensiosa quando me deparo em um filme sobre futebol. Parei. Tratava-se do “The Damned United”, lançado em 2009 e dirigido por Tom Hooper. Em português tem o nome de “Maldito Futebol Clube”.O filme conta a história do lendário treinador inglês Brian Howard Clough ( Middlesbrough- 1935, Derby-2004). Brian, como jogador, atuou pela equipe de sua terra natal e pelo Sunderland, sendo um grande artilheiro, marcando 251 gols em 273 jogos. Aos 27 anos sofreu uma grave lesão, rompendo todos os ligamentos do joelho e acabando com sua carreira( se fosse nos dias atuais poderia voltar a jogar). 

Como treinador começou Hartleepool United, mas seu primeiro sucesso foi no Derby Count, clube que levou dois anos depois a primeira divisão, conquistando o título da segunda divisão na temporada de 68/69. Três anos depois, treinando um time recheado de jogadores medianos e desconhecidos, com exceção do meia da seleção escocesa Archie Gemmil, conquistou o primeiro título inglês do time, na temporada 72/73, levando o Derby a Champions League. O Derby foi até as semi-finais, perdendo para a Juventus. Sempre acompanhado por seu assistente Peter Taylor.

Vaidoso e com o ego exaltado, Brian pede aumento. Não atendido, acaba pedindo demissão. Pouco tempo depois Clough recebeu a proposta de um modesto time da terceira divisão, o Brighton & Hove Albion e acabou aceitando, mas não teve sucesso. Foi para o Leeds United, time de grande tradição e de grande força na época, mas também não teve sucesso. Clough não conseguiu lidar com as estrelas do grupo, liderado anteriormente por seu desafeto Don Revie, que foi contratado para a seleção da Inglaterra.

Seu sucesso no Derby o fez ser detestado pela torcida do Nottingham Forest, sentimento amenizado após o técnico sair do rival e passar por outros times onde não se deu bem.
Em 1975, após sua ex-equipe do Derby ter sido bicampeã inglesa, foi contratado pelo Nottingham. Seu trabalho começou a aparecer no ano seguinte, quando levou a equipe a seu único título do campeonato inglês, também ganhando uma Copa da Liga Inglesa.

Na Copa dos Campeões de 78/79, venceram com certa facilidade, batendo na final o time sueco Malmo por 1x0. O gol foi marcado por Trevor Francis, astro do Birmingham City contratado especialmente para a decisão. Paralelamente, o time disputava jogo o jogo o campeonato inglês com o Liverpool, que acabou vencido pelos Reds, mesmo com os 42 jogos de invencibilidade do Nottingham, que só seria superado mais de vinte anos depois pelo Arsenal.

Clough levara o pequeno time inglês ao título mais importante da Europa. E ele queria mais. Faturou o título da Champions no ano seguinte, batendo o alemão Hamburgo na final. Esse foi o apogeu.Tanto de Clough como do Nottingham Forest. Depois disso os títulos rarearam e após dezoito temporadas no clube, Clough não evitou a queda do time para a segunda divisão e abandonou de vez o futebol.

Este é um breve resumo da história de um dos maiores treinadores da história do futebol, que
conseguiu ser um dos primeiros treinadores a fazerem do carisma, da eterna polêmica e da constante cólera, um novo jeito de abordar o futebol.

O filme não conta exatamente todos esses fatos, mas conta alguns de maneira diferente, com mais detalhes. Mesmo assim, recomendo. Clique aqui, para assistir ao trailer do filme.


Pedro Sarolli

DISCUSSION 1 Comment

One Response to : A Saga de Brian Clough

  1. "Maldito Futebol Clube", a tradução do título já me agradou... Já tá anotado e vou procurar. Por falar em "malditos" do futebol, essa semana baixei e assisti um documentário sobre o maior deles: "Maradona", do cineasta Emir Kusturica. O filme não trata somente do futebol, mas também de política, latinidade e a mística do argentino. Ótima pedida!

Leave a Reply

Seguidores

Ponto de Observação - Maycon Corazza e Pedro Sarolli. Tecnologia do Blogger.